Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANTONIO MARCHET CALLOU

( BRASIL – PERNAMBUCO )

 

Dr. Antonio Marchet Callou – pernambucano do município de Parnamirim, porém radicalizado em Barbalha e membro de famílias tradicionais. Nasceu em 17 de novembro de 1907, sendo filho de Cesário Doçura Callou e Dona Maria Senhora Callou. Casado com Maria Elbe de Sá Barreto Callou (30 anos mais nova). Tiveram 08(oito) filhos: Ricardo de Sá Barreto Callou, Rachel de Sá Barreto Callou, Gerhilde de Sá Barreto Callou, Eugênio de Sá Barreto Callou, Ruth de Sá Barreto Callou, Marchet de Sá Barreto Callou, Caris Callou Fiuza e Catarina de Sá Barreto Callou.

Fez curso de emergência em Odontologia de Guerra e Curso de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES) entre outros. Como Cirurgião Dentista praticou sua profissão a tarde e a noite. Era funcionário do Estado, trabalhando a noite no Martiniano e a tarde atendia em seu consultório, localizado na Praça Filgueira Sampaio, por mais de 50 anos.

 Sua colaboração no magistério se fez nos educandários barbalhense: Colégio Santo Antonio e Colégio Nossa Senhora de Fátima. Foi professor de história e anatomia por mais de duas décadas nos anos 50 a 70, de forma gratuita pela manhã nos primeiros anos. Foi Sócio Fundador do Centro de Melhoramentos de Barbalha desde 1944. Angariou recursos financeiros para a construção de duas escolas, o Colégio Santo Antonio e Colégio Nossa Senhora de Fátima. Foi Sócio Fundador e Presidente do Lions Club. Foi orador oficial por décadas de várias instituições em Barbalha. Foi Presidente também do Círculo Operário. Duas vezes assessor do Distrito L-15 e Presidente de divisão. Portador de vários diplomas: reconhecimento da governadoria do Distrito L-15, do Círculo Operário, e cidadão barbalhense, e outros. Orador, Poeta e Jornalista, dedicou também aos estudos históricos regionais, especialmente a respeito da cidade e município de Barbalha.

Teve muitos trabalhos publicados no Diário de Pernambuco, Correio do Ceará, Unitário, Gazeta de Notícias, Boletim do Instituto Cultural do Vale do Cariri, Ytaitera, A Revolução, A Notícia etc. Ocupou a cadeira número 28 do Instituto Cultural do Vale do Caririense que tinha como patrono o Padre José Correia Lima.

Aos 80 anos lançou o livro A sombra da Baraúna e mais 3 livros de poesia, num total lançou 4 livros e vida. Viveu quase 100 anos, faleceu com 99 anos e 8 meses em 19 de julho de 2007. Em 17 de novembro ele faria 100 anos. Ficou viúvo aos 95 anos e durante a sua viuvez ainda fazia poesia para a esposa Maria Elbe de Sá Barreto Callou.

Biografia feita por Eugenio Callou e coparticipação de Reginaldo Landim.

 

LITERATURA.  Revista do Escritor Brasileiro.  No. 23  Ano XI Julho/Set.  2002.  Editor: Nilto Maciel.  Brasília: 2002. 
ISSN 1518-5109   No. 10 832     Ex. biblioteca de Antonio Miranda

 

ACRÓSTICO

E
stro da minha vida,
emoção que me eleva.

Laços do meu destino,
amor vivaz e puro!

Bendito o meu olhar
porque teus olhos vela

Em ânsias festivais
de próximo futuro.

 

*
VEJA e LEIA outros poetas de PERNAMBUCO em nosso Portal:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/pernambuco/pernambuco.html

Página publicada em agosto de 2024


 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar